quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Profissional vs Pessoal

Já todos nós nos deparámos com esta barreira que, por vezes, nos impede de tomar certas decisões cruciais para prosseguirmos com a nossa jornada. Certamente já reparaste que não é uma tarefa fácil - aquela questão que às vezes te colocas de se deverás seguir o que a razão te diz ou o coração. Na prática, é muito mais difícil do que imaginamos, sendo que muitas vezes acabamos por ficar desiludidos e achar que, se tivéssemos seguido pela outra opção, teríamos sido mais bem sucedidos.
O tempo é um dos fatores que, neste dialema, ocupa um papel crucial nas nossas decisões. Isto, porque qualquer pessoa tem os seus hobbies e a sua vida profissional; por isso, o mais importante é encontrarmos um equilíbrio entre essas duas partes. O pior é quando o nosso trabalho ou o nosso lado mais profissional acaba por entrar demasiado no nosso lado mais pessoal, ou vice versa.
Muitos de nós, principalmente nos dias de hoje, em que a economia parece estar sempre em decadência, acabamos por "ceder" aos nossos hobbies, e tornamo-los naquilo que nós, mais tarde, iremos desempenhar a nível profissional. Esta linha de pensamento segue aquela velha máxima de que, se hoje em dia todas as áreas estão "más" a nível de remuneração e a nível de reconhecimento, mais vale seguirmos algo que nos realize e no qual nós pensemos logo ao acordar.
Não é um caminho fácil de ser seguido, não é algo que deva ser decidido de um dia para o outro, pelo simples facto de que, com tanta gente a estudar, muitos vão ocupando as vagas e, consequentemente, é necessário mais pessoal, não só licenciado, mas também com mestrado. Mesmo assim, nenhum lugar está garantido, pois a cada dia que passa, devemos mostrar o que valemos; o nosso trabalho passa por, todos os dias, mostrarmos que aquela determinada vaga nos pertence, que somos uma peça essencial a uma determinada empresa. Mais do que graus académicos, devemos mostrar-nos, na prática, polivalentes àquilo que for necessário realizar.
Com a necessidade de mostrarmos a nossa mais valia a nível profissional, devemos também pensar, caso tenhamos outros planos a nível pessoal, como casar e ter filhos, se realmente seremos capazes de lidar com o presente dialema, pois a cada dia que passa, e vemo-lo pelas atuais notícias, há cada vez mais problemas em casa - são frequentes as discussões por causa da falta de dedicação à família. Por causa disso, é necessário que encontremos, o quanto antes, a perfeita sintonia entre o nosso lado pessoal e o lado profissional.
Pessoalmente, acho que de nada adianta se tivermos excelentes resultados a nível profissional se, do outro lado, formos míseros seres, cuja situação gradualmente piora. Ou seja, nalgum momento da nossa vida, traçámos os nossos objetivos a nível profissional, proposémo-nos a alcançá-los, para depois, noutra perspetiva, esquecermo-nos do lado pessoal e das pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e que podem precisar da nossa ajuda, da nossa presença. Para que serve o foco no trabalho se tivermos um coração vazio?
Tendo esta reflexão em mente, tomei a liberdade de fazer alguma pesquisa na Internet e tomar nota de algumas dicas por parte de profissionais:

- Define sempre os teus objetivos de vida, pois são eles que te permitem chegar onde chegares. Quando falo a nível de objetivos de vida, não é só a nível profissional. Sempre desejaste fazer aquela viagem, ter alguns bens, ter alguém especial com quem partilhares a tua vida?

- Nunca leves trabalho para casa nem leves os teus problemas a nível pessoal para a tua empresa; tenta sempre distanciar-te dos dois componentes e aprende a gerir as tuas emoções e o tempo certo para gerires cada um deles.

- Aprende a diferenciar os tipos de relacionamento. Se algum dia te acontecer sentires algo de especial por um(a) colega de trabalho, tenta não levar essas questões para o trabalho e resolve essas questões fora do contexto profissional, pois um dos piores sentimentos é teres alguma coisa para resolver com um(a) colega de trabalho e depois isso repercutir-se no teu progresso a nível profissional.

- Não tens de estar sempre ligado ao email nem ao trabalho. Por alguma razão algumas empresas fornecem aos trabalhadores um telemóvel da empresa para que, caso seja necessária alguma coisa fora do teu horário de trabalho, te possam contactar, sem ser para o telemóvel pessoal. Tenta não ficar tão preso ao trabalho que deixaste na empresa. Vive um dia de cada vez, esforça-te ao máximo para conseguires fazer com que, o que implique trabalho, fique no trabalho, e não se repercuta a nível pessoal. Claro que há certas profissões em que deves estar com o telemóvel da empresa sempre ao teu lado, pois revestem-se de extrema urgência caso seja necessário algum trabalho adicional da tua parte. Desde que isso não se transforme em rotina, não há problema.

- Enquanto estiveres no trabalho, organiza-te sempre de forma a poderes acabar o que tens a fazer nesse dia e planeia o que irás fazer no dia seguinte. As pessoas organizadas são sempre mais eficientes, pois é sempre melhor prevenir do que remediar.

- Com a organização, vêm os prazos para as tarefas. Sempre que te organizares e te autopropuseres a realizar uma determinada tarefa, faz uma estimativa de quanto tempo precisas para realizares essa mesma tarefa, pois quanto mais preciso tu fores a fazer essa estimativa, melhor consegues organizar o teu tempo e, consequentemente, mais tempo tens para a tua vida pessoal.

- Neste mundo marcado pela globalização, acabamos por nos encontrar numa "encruzilhada" e já não sabemos distinguir as redes sociais a nível profissional e a nível pessoal. Por isso, devemos proceder a uma espécie de "filtragem", ou seja, distinguir os momentos em que devemos tratar dos nossos problemas a nível pessoal e, portanto, interagir com a nossa rede social pessoal e momentos que devemos tratar dos nossos problemas a nível profissional na nossa rede profissional. Aprende a distinguir momentos da tua vida profissional e da tua vida profissional e nunca os mistures.

- Alimenta-te bem, faz exercício físico. Independentemente da tua profissão, arranjas sempre uns 15minutinhos para pensar em ti. Se tiveres uma tarefa exigente no dia seguinte, prepara qualquer coisa de antemão, de preferência saudável, coloca numa marmita e leva para o teu trabalho. Lembra-te que a tua imagem reflete-se naquilo que comes e no que fazes pela tua vida. E a saúde, esse é um dos bens mais preciosos que temos, e convém cuidar dele sempre que pudermos, pois não vale a pena vivermos sem uma boa saúde.

- "Esquece" a tua roupa de trabalho logo que saias da tua empresa. Assim que possas, põe-te à vontade, pois aí terás mais capacidade de te "desligares" das tuas obrigações profissionais e sentirás "descanso" em relação às mesmas.

- Uma última dica e que pode não ser fácil para muitos de nós, pelo menos para aqueles mais atarefados, é descansar bem. Sempre que puderes, arranja um tempo para clarificares a tua mente. Uma mente sã também necessita de descanso. É como o exercício físico, ou seja, se sobrecarregares um músculo, haverá uma altura em que o mesmo romper-se-á e não podes fazer nada por ele a não ser dar-lhe uns dias de descanso. O mesmo se passa com a tua mente.

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