sábado, 10 de setembro de 2016

Mr Robot.. Até agora




Esta série tem muito por onde se analisar, mas, primeiro, vamos lá a uma pequena introdução à mesma. O Mr Robot trata-se de um jovem programador, Elliot, que trabalha no ramo de segurança informática numa empresa, no horário expediente, e é um hacker durante a noite. O que acontece é que, no seu caminho, depara-se com o líder misterioso de um grupo secreto que o recruta para que consigam destruir uma empresa que ele é pago para proteger. Assim, como que de um momento para o outro, o Elliot vê-se a lutar consigo próprio como resultado das consequências que os desafios externos acarretam consigo, nomeadamente aqueles derivados da fsociety.
A minha intenção aqui não é trazer spoilers. Até vos deixo aqui o link para o imdb da série, caso estejam interesados: http://www.imdb.com/title/tt4158110/?ref_=ttpl_pl_tt. Começo já por afirmar que é uma série muito mind-blowing, isto é, dá muito que pensar em certos episódios. Até podia fazer aqui um paralelismo com o que escrevi ontem em relação ao documentário "Citizenfour", até porque há muitas questões inerentes à parte da privacidade, mas vou tentar ser aqui um bocado mais original. O que me levou a ver a série? Programação e "hacktivismo", tudo no mesmo copo - o que Sam Esmail concretiza de forma bastante inteligente e intrigante. Aqui vai um aparte: não sei se já repararam, e acho que também nisso é uma série que "foge" às tendências das séries americanas. O realizador consegue captar o essencial de uma série de "mundos" em cada hipótese sem recorrer às velhas técnicas de grande parte dos filmes e séries americanos. Já viram a posição das câmaras em cada episódio e até a forma como o cameraman se foca nas personagens. Nalgumas momentos, sou sincero, até me dá sono pelo tom monocórdico com que às vezes nos deparamos para tentar perceber o que algumas personagens estão a dizer e as suas implicações para o que vai acontecer a seguir.
Além disso, como podem ver na internet, posto-vos um link que demonstra que esta série já é das melhores, atualmente, a retratar o universo do hacking: http://www.techinsider.io/mr-robot-hackers-2016-1
Fora dos "clichês" demonstrados por outras séries e filmes, "vítimas" da espetacularidade inerente aos efeitos especiais, esta série retrata muito bem o underground da cena. Como hoje em dia, no que toca ao hacking, o pessoal gosta de conhecer sem aprender a fazer (muitos fogem às geeky stuff), é fácil ver o bash script a percorrer o grande ecrã quase que por pura magia. É mais fácil adquirirmos uma espécie de rascunho quando tentamos hackear, por exemplo, o FBI, como aconteceu num episódio desta nova temporada.
Até poderia desenvolver muito mais nesta crítica, mas vou esperar que a série se desenvolva, pois, muito sinceramente, quero ver o que vai acontecer ao grupo. Será que as agências de aplicação da lei terão força suficiente para conseguir acabar com o grupo de hacking, ou será este grupo suficientemente perspicaz para conseguir livrar-se das garras da justiça? É o que veremos nos próximos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!