Olá, pessoal. Está prestes a fazer um ano (mais propriamente, dia 16 de Setembro) desde que criei o meu último post aqui no blog. E, claro, presumo que tenham admirado (ou não) o que anda para aqui escrito. Depois perguntam-me: olha, e o que é que andaste a fazer durante este tempo todo? Porque é que deixaste de escrever aqui? Ao que eu respondo: meus caros amigos, isto é um blog, não é nenhum noticiário. Neste blog, basicamente, estão presentes algumas reflexões que eu muitas vezes faço, sendo estas aqui presentes aquelas que tenciono partilhar convosco.
Adiante, meus caros amigos. Uma notícia que me incomodou bastante, escolhendo eu uma carreira ligada à criminalidade informática, é mesmo a recente notícia de um certo "hacker" que fez o favor a muitas pessoas porno-cinéfilas de publicar muitas fotos de atrizes, principalmente, no seu estado "natural" e, digamos, menos público. E tudo isto, devido a um erro (dizem eles) presente na cloud, a chamada nuvem de armazenamento de ficheiros.
"Eish, ó mano, já vistes aquela foto da JL toda mamalhuda. Caralho mano, comia-a toda, qu'aqui o meu pau já anda teso há vários dias" - dizem eles. Vamos lá ver uma coisa: é claro que ninguém fica indiferente àquelas fotos, ainda para mais por serem daquelas tão aclamadas atrizes, quais estrelas de hollywood. Toda a gente, inevitavelmente, depara-se perante as notícias. Mas já pensaram em virar-se para a outra face da moeda? Quer dizer, todos nós dependemos da tecnologia, nos dias de hoje. Basta termos um aparelho ligado a uma rede wireless, ou até somente ligado à corrente, mas que já tenha sido conectado à rede, para que todos nós, quase aleatoriamente, sermos afectados por essas falhas de segurança.
Excelentíssimos senhores engenheiros informáticos, administradores de sistemas, gestores de redes e equipamentos informáticos, não sou nenhum expert neste tipo de matéria, até tomara eu ter muito mais conhecimentos do que os que tenho. Porém, já que o governo nos anda a roubar forte e feio, pelo menos façam da nossa rede, uma rede mais segura. Cuidado com aqueles backdoors, que se conseguem meter na rede e, programados, a partir de uma vulnerabilidade detetada, obtêm aqueles dados mais sensíveis. Já que os chineses também andam por cá com milhares de lojas e mal sabem falar português, ao menos aprendam um bocadinho mais com os hackers que andam por aí. Obtenham o CEH, caso seja necessário. Olhem que os índios, nesta matéria, são bastante curiosos e perspicazes. Cuidado com aqueles sites vulneráveis a injecções de código, cuidado com aqueles erros denominados "XSS", uma boa estrutura de java poderá ser-vos mais útil nessa situação. Ah, e vocês, "script kids", não se esqueçam de deitar abaixo a rede elétrica da vossa cidade, ou até arranjar confusões com os semáforos mais próximos aí da vossa rua. E, claro, também podem invadir o telemóvel que encontrarem próximo de vocês, na rua. Instalem um backdoor no telemóvel da vossa namorada e vasculhem as mensagens dela, pode ser que gostem daquilo que encontrem :p Oh, já me esquecia, e quando a polícia vos apanhar, não se preocupem, façam estragos até aos 16 anos, que aqui a lei penal perdoa-vos (não abusem, contudo!).
Mais uma coisa, esperem aí, que vou ali ao codecademy e ao Kali e já vos ajudo.
“Na internet, ninguém sabe que você é um cão.” - Citação de Peter Steiner, publicada na revista The New Yorker em 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!